Logo

Palestrantes e mediadores

Conheça os palestrantes e mediadores confirmados para as nossas mesas redondas!

Palestrantes:

                                      Carmen Roselaine de Oliveira Farias

É graduada em Direito, especialista em Direito Ambiental, mestra em Educação para a ciência e doutora em Educação pela UFSCar com estágio sanduíche em Lisboa. É professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE). Além disso, dentre as suas linhas de investigação estão a educação ambiental e currículo e o  ensino de ciências e questões sociocientíficas e socioambientais.

 

 

                                        Ceres Berger Faraco

Médica-veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É presidente da Associação Latino-Americana de Zoopsiquiatria, membro do International Veterinary Behavior Group (Europa) e vice-Presidente da Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal. Atua como professora e coordenadora em diferentes instituições, é revisora e parecerista de revistas nacionais e internacionais. Coordena o site de divulgação científica Psicologia Animal.

 

                                   

                                      Cíntia Daudt 

Pós-doutoranda do Laboratório de Virologia Geral e Parasitologia da Universidade Federal do Acre (UFAC) e doutora em Biologia Celular e Molecular pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestre em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Genética Molecular, Virologia, Parasitologia, Imunologia, Bioinformática, Diagnóstico Molecular Microbiológico e na Docência no ensino básico, superior e a nível de pós graduação. Atua na detecção e caracterização genética de diferentes vírus de animais domésticos, silvestres e em humanos. Foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), efetuando análises para o desenvolvimento de uma vacina profilática contra o HPV, a qual utiliza o bovino como modelo de estudo animal.

 

 

                                      Daniel Friguglietti Brandespim

Médico-veterinário pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), mestre em medicina veterinária preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Jaboticabal e doutor em medicina veterinária preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Jaboticabal. Coordena o Programa de Mestrado Profissional em Saúde Única do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui experiência na área de medicina veterinária preventiva/epidemiologia/saúde coletiva.

 

                                        Juliana do Amaral Moreira Conforti

Médica-veterinária graduada pela Universidade Federal Fluminense-UFF, mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Auditora Fiscal Federal Agropecuária (AFFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA desde 2002. Atualmente, é responsável pela Educação Sanitária da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de SP (SFA-SP), coordenando a Comissão de Educação Sanitária da SFA-SP. É também Unidade Técnica Virtual de Defesa Agropecuária (UTVDA) da Divisão de Sanidade dos Ruminantes do Departamento de Saúde Animal (DSA/MAPA).

 

 

                                        Simone Tomazi 

 Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), especialista em licenciamento ambiental pela Universidade Gama Filho, MBA em Perícia e Auditoria e Gestão Ambiental pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação, funcionária pública e bióloga no Departamento de Meio Ambiente de Sarandi – Paraná, sendo responsável técnica pela coleta e destinação dos resíduos sólidos de Sarandí. Desenvolve atividades educativas na unidade de conservação do Parque Estadual do Papagaio Charão.

 

 

                                        Vanessa Daniele Mottin

Médica-veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Luterana do Brasil e doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência em pesquisas com microbiologia dos alimentos e higiene e inspeção de alimentos; experiência técnica em controle de qualidade em indústrias de produtos cárneos e lácteos, e responsabilidade técnica em estabelecimentos que produzem alimentos. Atualmente é Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Palestrantes internacionais:

                                     Christina Pettan-Brewer

É médica-veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestra em Ciências em Patologia Comparada pela Universidade da Califórnia, realizou um Programa de Residência de três anos em Zoologia / Medicina da Vida Selvagem na Universidade da Califórnia, Davis e no Zoológico de Los Angeles. É doutora e possui pós doutorado clínico (Medical Genetics University of Washington). Além disso, é a fundadora da One Health Brazil Latin America e representante da OHLA.

 

 

                                     Priscila Ariadna Biber

Bióloga e mestre em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Córdoba. Cursando a Especialização em Assesoramento e Gestão Pedagógica da Faculdade de Filosofia e Humanidades.  É Professora Titular da Cátedra de Educação e Saúde e Educação Ambiental e Professora Adjunta da Cátedra de Prática de Ensino, ambas disciplinas do Professorado em Ciências Biológicas da FCEFyN (UNC). É também Professora Auxiliar da Cátedra de Didática Específica – Área de Ciências Naturais e da disciplina Desenho e Desenvolvimento do Currículo da Licencitura e  Professorado em Ciências da Educação da FFyH (UNC). Integra e dirige projetos de pesquisa e inovação educacional em temas relacionados ao ensino de ciências naturais mediado por TIC, educação em saúde e formação de professores.

 

Mediadoras:

                                      Aline Araújo                                      

É advogada graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) , mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Realizando um Doutorado em Ciências Sociais vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com período sanduíche em University of California, sendo professora visitante do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, campus Davis, no âmbito do Programa de Doutoramento Sanduíche da Capes.

 

 

                                      Ana Pérola Drulla Brandão

Médica-veterinária formada pela Universidade Federal do Paraná, mestre e doutora em Ciências no programa de Pós-graduação em Epidemiologia Experimental Aplicada à Zoonoses, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no projeto PROVMED 2030. Atua principalmente nas áreas de saúde pública e epidemiologia com ênfase na Saúde Única. É a idealizadora e organizadora do projeto de divulgação científica “Portal Saúde Única”.

 

 

 

                                      Gabriele Marisco

Bióloga licenciada, mestre em Genética e Biologia molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz, doutora em Biotecnologia pela RENORBIO e pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando como docente em cursos de graduação e orientando no Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn – Mestrado em Ensino) e no RENOEN (Doutorado – Rede do Nordeste em Ensino). Coordena o Grupo de pesquisa Estratégias ativas para o ensino de ciências e saúde, assim como o projeto Popularizando a Ciência. É membro do Núcleo de Estudos em Biotecnologia de Recursos Naturais (BIORENA) e do Grupo de Pesquisa em didática e ludicidade (GEPEL).

 

 

                                        Jéssica Alves de Lima Germine

Economista formada pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Ciência Política na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC.  Seus interesses de pesquisa incluem: estudos de gênero, reprodução social, ecofeminismos, políticas públicas de gênero e políticas públicas para a mulher. Além disso, é integrante da equipe do Portal Saúde Única, iniciativa de pesquisa e divulgação científica sobre Saúde Única num contexto transdisciplinar.

 

                                         Luciana Aguilar Aleixo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Ensino de Evolução e Citogenética de Peixes e Anfíbios. Atualmente é coordenadora do projeto de extensão “Evolução Para Todos”, cujo principal objetivo é popularizar o conhecimento biológico à luz da Evolução”.

 

                                      Renata Correia Assunção Spósito

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mestrado em Ciências Ambientais pela mesma instituição e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia/ Renorbio. É professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e atua no curso de Ciências Biológicas. Atualmente desenvolve pesquisas na área de bioprospecção e atividade biológica de produtos naturais e Educação em Saúde. Coordena o Núcleo de Estudos em Biotecnologia de Recursos Naturais-BIORENA e é membro do Grupo de Pesquisa Estratégias ativas para o ensino de ciências e saúde.

 

 

                                         Simone Tuchtenhagen
É graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, mestre em Ciências Odontológicas com ênfase em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) com área de concentração em epidemiologia.

 

 

 

                                         Stefanie Sussai

Médica-veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi, com graduação sanduíche na University of Wisconsin – Madison (EUA). Mestra em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Pesquisadora em Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e voluntária em outros grupos de pesquisa. Além disso, é coordenadora dos Médicos Veterinários de Rua da Associação Médicos do Mundo.